domingo, 2 de agosto de 2009
Como contrair Influenza A.
Quem diria que toda essa história de pandemia iria durar tanto e atingir um número de mortos e infectados tão alto. Claro que aquele choque inicial já passou, algumas pessoas simplesmente perderam o medo, outras, espirram só de pensar que o vírus já está entre nós brasileiros. E ainda outros, que se acham mais entendidos, encaram a doença como uma simples gripe com nome
engraçado.

Mas a verdade é que temos motivos sim para andarmos cuidadosos e vigilantes, afinal, o vírus já está em quase todas as cidades (aproximadamente 70 mortos no país), inclusive aqui no Guarujá a cerca de 1 mês. Uma bendita pessoa (do sexo feminino) trouxe o vírus do Chile e o pior é que ao contrário do que muitos pensam, a gripe não é transmitida exclusivamente de pessoa para pessoa. Como o vírus da gripe comum que todos nós conhecemos, o vírus H1N1 quando expelido no ar, não fica voando por aí procurando alguma narina para morar. O vírus em contato com o ar cai e fica na superfície do que estiver por perto. Mas claro que o perigo maior não está aí. O problema é quando o indivíduo espirra ou tosse na mão. Aí pronto. O vírus pode estar em uma
maçaneta, em um corrimão, em um copo, em um celular, no saquinho de salgadinho, enfim, em tudo em que costumamos por as mãos. Se colocamos a mão em um lugar infectado e depois a colocamos em contato com a mucosa da boca ou nariz, é só esperar que o porco com certeza vai te pegar!




No começo dessa semana experimentei um leve e agradável pânico interno de ter acordado com forte dor de cabeça, e febre. Fiquei de cama o dia todo, e como a febre só veio no final do dia, deixei pra ir no médico no dia seguinte. Mas confesso que foi até engraçado ver a reação de desconforto da minha mãe quando passava na TV alguma notícia sobre a gripe A, isto é, o tempo todo. Fiz algumas piadinhas sobre meu estado de saúde para tentar descontrair, mas só meu irmão riu (para alguma coisa tem que servir o irmão). No dia seguinte, no caminho para o médico, já estava me imaginando de máscara por aí e planejando várias outras peripécias, mas tudo isso foi por água abaixo quando descobri que o que eu tinha não passava de gripe
comum.

Mas como o médico descobriu que era gripe comum? Fácil. As principais características da gripe suína são: febre acima de 38°C que não abaixa com medicamentos convencionais, vômitos e diarréia que causam desidratação. Como minha febre tinha abaixado depois de uma amarga e intragável Dipirona em gotas, e não apresentei nenhum quadro de vômito e/ou diarréia, estava limpo. Ainda não estou completamente sarado da gripe, meu nariz ainda está um pouco congestionado, mas esse pequeno susto serviu para me alertar sobre os perigos da doença e as formas de prevenção.

A forma mais fácil e eficaz de se prevenir é evitar por as mãos em contato com a boca e nariz quando estiver na rua e sempre lavar as mãos com álcool em gel ou água e sabão sempre que chegar em casa. Não vou falar para evitarem ambientes fechados porque isso é praticamente impossível. É como se eu falasse que evitar respirar é uma ótima forma de se prevenir. Se você
apresentar sintomas de gripe, não hesite em procurar ajuda médica, pois o vírus se manifesta de forma mais fraca nas primeiras 48 horas, que é o período ideal para o consumo do antiviral Tamiflu. Valendo lembrar que gestantes, crianças, idosos, pessoas com doenças pré-existentes como obesos, hipertensos e diabéticos, e pessoas em tratamento de câncer ou AIDS, estão inclusos no chamado "Grupo de Risco", e tem atendimento preferencial em postos médicos. Passado esse primeiro período de 48 horas, o vírus se fortifica e em menos de uma semana pode levar o infectado à morte.

Enfim, é interessante o fato do ser humano só tomar atitudes de prevenção de algo que acha que nunca vai acontecer com ele depois que a coisa realmente acontece, justamente pelo fato de achar que nunca vai acontecer. Entendeu? Explico: É como um rapaz que só começa a usar preservativos depois de um pequeno atraso na menstruação da parceira. Ou de um velho gordo que só corrige a educação alimentar depois de um infarto. O importante é que depois dessa minha caída de ficha, me motivei para escrever esse post, esclarecendo algumas dúvidas e alertando para alguns cuidados (assim espero).
posted by Roberto Néri at 03:10 -
8 Comments:
  • At 2 de agosto de 2009 às 13:33, Anonymous Nayara said…

    gostei :D
    informativo dhaisdhiuash :*

     
  • At 2 de agosto de 2009 às 18:30, Anonymous Ray said…

    ih, acho que faço parte dos desencanados quando se trata do nosso querido vírus h1n1! lá onde eu moro (XD) estava um pânico total quanto a isso... mas não acho que é pra tanto, não! alguns cuidados básicos podem sim manter boa parte das pessoas livres da doença, tais como a lavagem constante das mãos (eu sempre ando com um "hand sanitizer", que é basicamente um gel a base de álcool) e evitar levar as safadinhas ao rosto antes desse "processo de descontaminação", tossir/espirrar em um lencinho, etc etc etc. basicamente, tudo o que você escreveu nesse post. XD

    só sei que no futuro, vou poder dizer aos meus filhos que sobrevivi a gripe do porco. ou assim espero, né!

     
  • At 3 de agosto de 2009 às 02:43, Anonymous gah said…

    Vou comprar um álcool em gel e deixar na bolsa =)

     
  • At 3 de agosto de 2009 às 13:25, Anonymous Marcelo Bosshard said…

    a foto do porco é a melhor!!! hahaha

    quer dizer q vc tava e nem avisou, seu burro!!! ou melhor, seu porco!!! hahah

    mto bom, mto bom roberTInho!! esse é o garoto!! rs

     
  • At 3 de agosto de 2009 às 22:02, Anonymous LUcsAaMaro said…

    Bom q melhorou sua diarréia neah?!!!!

     
  • At 5 de agosto de 2009 às 13:16, Anonymous  said…

    Aaaah bebetinho, vai se cuidar menino! E eu ainda passei o findi todo contigo?? Isso que é amizade hein?!!? kkk...
    Eu tb tava mal esses dias de gripe.. aliás... segunda-feira!
    Mas num tive febre nem nada...
    Menos mal!
    Amei aquele porco... parece aqueles porcos do rá-tim-bum que ficavam tomando banho né?? Mas esse aí tá com cara de sujinho! rs
    Bjokaaaaa...

     
  • At 13 de agosto de 2009 às 14:00, Anonymous angélica. said…

    a maioria das pessoas estão preocupadas. minha mãe ñ queria me deixar viajar. na igreja o pastor pediu pro pessoal evitar de ficar se cumprimentando com beijo ou abraço. tem álcool em gel nos banheiros da igreja. uma loucura. mas na real, ñ adianta se esconder. é só evitar certos corrimões e tocar a vida. xD
    bem informativo o seu texto. =D.
    e q boooom q vc ñ tava com nada. imagino sua mãe preocupada, tadinha. e vc pra variar fazendo piada. xD

    isso ae nenééém. =)
    to morrendo de saudade. mas logo eu vou t ver. amém?
    beeeijo.

     
  • At 14 de agosto de 2009 às 15:15, Anonymous Cláudia Araújo said…

    aff...só de olhar essa foto
    ja me dá até medoo
    ooo porco feioo da muléstia pra num dizer outra coisa kkkkkkkkkkkkkkk
    acho q vou ter pesadelo o.O

     

Postar um comentário


Perfil
Name: Roberto Néri
Home:
Guarujá, São Paulo, Brazil
About Me:
Ainda acho que tenho quase 18 anos, que sou quase legal e que quase nunca faço nada de errado! Gosto de olhar pro céu quando saio de casa, e gosto também quando a mistura acaba junto com o Arroz & Feijão! Consigo tocar bateria e andar de skate. Não consigo calar a boca nem falar "repercurtir" de primeira. Não falo de mim na terceira pessoa porque não sou egocêntrico, mas tenho certeza que o universo gira em volta de alguém que eu conheço! Nunca acho ninguém, mas se você quiser me achar: e-mail:robertofreitas16@yahoo.com.br msn:betinho_serj@hotmail.com twitter:http://twitter.com/Offtwall purevolume:http://www.purevolume.com/robertoneri
See my profile...

Posts Recentes
Arquivos
Blogs Indicados
Créditos


Lucsa Bernardini