sexta-feira, 22 de maio de 2009
Flash Mobs
Se um dia você estiver por acaso em um movimentado shopping paulistano e se deparar com pessoas paralisadas como estátuas ou então caídas pelo chão dificultando sua locomoção, não se assuste! Não vá pensar que é um surto repentino de gripe argentina (vide post anterior). É apenas mais um "Flash Mob".


O que começou em Manhattan no começo da presente década, logo se espalhou por todo o mundo e vem apresentando fortes tendências inclusive aqui no Brasil. Essa propagação tão rápida se dá o fato de um flash mob ser organizado pelos meios de comunicação mais usados pela nossa geração: as mensagens SMS via celular, e a internet (Orkut, MySpace, Twitter, etc.)
Mas afinal, o que é um flash mob? A expressão flash mob significa algo como "mobilização rápida", foi inventado por Bill Wasik, um jornalista nova-iorquino, que convidou através de e-mails, cerca de 50 amigos para se encontrarem em determinado local, e fazerem algo inusitado, espontâneo, sem qualquer tipo de liderança. O primeiro flash mob não deu muito certo, pois alguém dedurou o movimento e a polícia deteve os participantes. Mas Bill foi insistente e organizou outro flash mob, mas dessa vez, para não acontecer a mesma coisa, os convidados se encontraram em 4 bares de Manhattam minutos antes do encontro, onde receberam informações sobre o que teriam de fazer. Com aproximadamente 100 pessoas em volta de um tapete de uma loja de conveniência sem nenhum motivo aparente, foi realizado o primeiro flash mob da história.



Depois disso surgiu em 2001, Charlie Todd com o "Improv Everywhere - We Cause Scenes". Mais um cidadão de Manhattan que depois de ser confundido com Ben Folds e ter que cantar para um pequeno público, descobriu que poderia mobilizar pessoas para criar flash mobs. Seus flash mobs ganharam tanta popularidade, que virou um quadro do famoso programa americano "This American Life" em 2005. O Improv Everywhere foi o maior veículo de propagação dos flash mobs no mundo. Eventos como o "Frozen Grand Central", o "No Pants" e o "Food Court Musical", viraram verdadeiros clássicos, alcançando mais de 16 milhões de visualizações no YouTube. Outros flash mobs famosos são: o "Pillow Fight" (guerra de travesseiros), o "Subway Party" (festa em vagões de metrôs) e o mais recente, o "Zombie Walk" (pessoas que se fantasiam de zumbi e caminham normalmente pelas ruas).







O Pillow Fight desse ano, que aconteceu em fevereiro em 35 cidades do mundo, teve sua "versão brasileira" no Ibirapuera em São Paulo. Há quem diga que o pillow fight não seja considerado um flash mob, e sim um "Urban Underground", que são nada mais que encontros em espaços urbanos, com o objetivo de se usar esses espaços para divertimento. Uma das principais características do flash mob é exatamente o fato da multidão se dispersar tão rápida quanto foi aglomerada, portanto, não se cria nenhum tipo de laço afetivo entre os participantes, e é por isso que muitos eventos como o pillow fight ou o subway party não estão sendo considerados flash mobs.


Infelizmente eventos assim não chegaram ainda aqui no Guarujá, não que eu saiba. Mas já tenho uma vontade absurda de participar de um legítimo flash mob. Alguém toparia se juntar comigo e ser pioneiro dos flash mobs aqui no Guarujá?


Por: Roberto Néri
posted by Roberto Néri at 10:49 -
3 Comments:
  • At 23 de maio de 2009 às 14:46, Anonymous Gah said…

    Aee \o/
    Viva os movimentos urbanos (=
    Vou me fantasiar de arvóre e esperar a reaçao das pessoas diante disso xD
    Expressão sempre
    Te adoro ♥

     
  • At 23 de maio de 2009 às 17:56, Anonymous Ray said…

    pô, eu estaria dentro! o primeiro flash mob do guarujá, olha só que revolucionário =D

     
  • At 24 de junho de 2009 às 00:30, Anonymous Angélica said…

    amoreeee, tá na hora de atualizar! =D

    vim comentar no post novo e kddd? heinnn?

    to morrendo d saudades d vc. to sem msn.
    tenho novidades.

    e eu comi dentadura hj. qria q vc estivesse aqui, pra comer tbm. =/


    se cuida minha paixonite. ;D
    fique com DEUS. beijão.

     

Postar um comentário


Perfil
Name: Roberto Néri
Home:
Guarujá, São Paulo, Brazil
About Me:
Ainda acho que tenho quase 18 anos, que sou quase legal e que quase nunca faço nada de errado! Gosto de olhar pro céu quando saio de casa, e gosto também quando a mistura acaba junto com o Arroz & Feijão! Consigo tocar bateria e andar de skate. Não consigo calar a boca nem falar "repercurtir" de primeira. Não falo de mim na terceira pessoa porque não sou egocêntrico, mas tenho certeza que o universo gira em volta de alguém que eu conheço! Nunca acho ninguém, mas se você quiser me achar: e-mail:robertofreitas16@yahoo.com.br msn:betinho_serj@hotmail.com twitter:http://twitter.com/Offtwall purevolume:http://www.purevolume.com/robertoneri
See my profile...

Posts Recentes
Arquivos
Blogs Indicados
Créditos


Lucsa Bernardini