segunda-feira, 29 de dezembro de 2008
Retrosflexão
Esse final de semana que acaba de passar é o último do ano e, portanto o último artigo do ano. E é claro que eu não posso deixar de comentar o quanto esse ano passou rápido, na verdade, todos nós estamos percebendo que a cada ano que passa, o tempo se abrevia. Enfim, o que ocorreu no começo do ano parece que foi mês passado, e o que aconteceu ano passado, parece que foi no meio deste ano.
Certa vez, um amigo estranhou o fato de eu ter criado um blog logo no final do ano. Isso me fez lembrar da mania que as pessoas tem de quererem mudar as coisas só no ano posterior, aliás na minha opinião é uma mania feia que se encaixa perfeitamente naquele ditado: "Não deixe pra amanhã o que você pode fazer hoje." Claro que todo aquele clima de ano novo nos dá um incentivo mais que necessário para realizarmos desejos, cumprirmos metas, consertarmos pequenos defeitos. Mas, quando pensamos dessa forma, corremos o risco de não alcançarmos todas aquelas proezas planejadas, nos frustrarmos com nós mesmos e ainda por cima colher frutos dessa frustração durante todo o ano. Pensando dessa forma, por que não começarmos a mudança desde já para não corrermos riscos e já entrarmos nesse ano que estar por vir bem com nós mesmos? Essa atitude com certeza te fará usufruir muito mais do ano de 2009 e de todas as surpresas e acontecimentos felizes e/ou tristes que nos aguardam.
Outra coisa importante que devemos ter em mente nessa passagem de ano, é aquela famosa reflexão que devemos fazer sobre o que se passou no ano que nós estamos deixando pra trás. Podemos começar essa reflexão, lembrando de fatos que nos marcaram individualmente esse ano. Por exemplo, no meu caso, esse ano eu comecei a trabalhar no meu primeiro emprego e sai por problemas de saúde 8 meses depois, fiz novos amigos
e me aproximei mais dos amigos que já tinha, comecei a fazer natação e por aí vai. Lembrado os principais acontecimentos da sua vida nesse ano, vem a parte mais difícil. Lembrar de todos os seus erros, decepções e frustrações e o que os causou. Nesse momento eu te aconselho a deixar seu orgulho de lado e reconhecer erros que cometemos constantemente. Feito isso, fica muito mais fácil repararmos falhas de caráter para que no ano que está chegando, não cometamos os mesmos erros do ano anterior.
Outra coisa que podemos avaliar além de nós mesmos, é o nosso país e o mundo, através de retrospectivas, daquelas que passam nos jornais no fim do ano. Fiz uma breve relação dos principais acontecimentos que marcaram o Brasil e o mundo em 2008.
Em relação à acontecimentos históricos de nosso país, podemos lembrar de 2008 como o ano em que foi aprovada uma nova lei que trata com mais rigidez o problema de acidentes de trânsito causada por pessoas alcoolizadas, a "Lei Seca". Também foi o ano das olimpíadas de Pequim,
que consagrou algum de nossos atletas como César Cielo, o primeiro brasileiro a conquistar o ouro na natação e Maurren Maggi, a primeira brasileira a ganhar o ouro em esportes individuais. O Brasil também foi reconhecido e aplaudido no exterior com o sucesso do filme "B.O.P.E.
Tropa de Elite". Mas 2008 também foi um ano de tragédias para a nossa nação. A começar pelo assassinato de Isabela Nardoni que, apesar do poder judiciário ter feito sua parte punindo os verdadeiros culpados pelo crime, não evitou a indignação e a inquietação no coração dos
brasileiros pelo seu fim trágico. Fim trágico que depois de alguns meses voltou a chocar e comover nosso país, através da estória que tivemos a oportunidade de acompanhar detalhadamente. A morte de Eloá Pimentel, assassinada pelo seu ex-namorado Lindemberg depois de mantê-la cinco dias como refém. E recentemente presenciamos a catástrofe causada pelas fortes chuvas, que inundaram o Vale do Itajaí, deixando mais de 100 mortos e mais de 80.000 desabrigados. Saindo um pouco do Brasil, vimos nesse ano que se passou, o dólar baixar como nunca antes, e logo depois subir exorbitantemente como consequência da crise econômica que afetou os Estados Unidos e consequentemente todo o mundo. E por fim a eleição de Barack Obama, o primeiro presidente negro da história dos E.U.A. que promete mudar a nação norte-americana.
Depois dessas dicas de auto-avaliação, e dessa pequena retrospectiva, espero que deixemos esse ano velho cientes de nossos erros e acertos, e abracemos esse novo ano com toda a disposição do mundo para conseguirmos realizar todos os nossos planos.
Desejo a você leitor(a), boas festas, um feliz e próspero ano novo. Que Deus derrame infinitas bênçãos sobre a sua vida e que seus planos se realizem de acordo com a vontade e o tempo de Deus!
Por: Roberto Néri
posted by Roberto Néri at 02:24 -
3 Comments:
  • At 9 de janeiro de 2009 às 19:02, Blogger Marcelly Lima said…

    Cada artigo que você escreve,
    parece estar melhor do que o anterior ! :)

     
  • At 22 de fevereiro de 2009 às 12:15, Anonymous Anônimo said…

    Nossa 2008 eu passei por tannnta coisa boa, tannnta coisa ruim, mas independente da classificação do acontecimento, tdo me fez crescer. isso faz tdo valer a pena. como vc citou, reconhecer os erros e acertos e melhorar 2009.. o ano tá ótimo, reconheci tdo e só devo isso a Deus q tem me abençoado de uma forma tremenda. e eu acredito q a sua vida tbm meu gatinho. ñ sei o q vc tá fazendo da vida. ñ sei da sua rotina. ñ sei se vc virou dublê do seth. ou se virou punk. o q eu sei é q eu to com saudades. e vc podia fazer mto bem o favor d aparecer um dia desses no msn. ou voltar ao orkut. hein?! =D . espero q ñ tenha parado d escutar the killers. ainda mais o cd novo q é maravilhoso. xD.. seu aniversário tá chegaaaando. meu menino, tá crescendo. =D. faz um favor?! ñ someeee!
    Parabéns pelas palavras, ñ desanime. escreva mais qdo puder. q eu dou pulo aqui qdo der. =)
    meu futuro arnaldo jabor. pensooou?! =D
    beijo, t amo. fica com Deus.
    (nossa, eu escrevi mto, misturei tanto assunto. mas tá bom. xD)

     
  • At 23 de maio de 2009 às 14:21, Anonymous Gah said…

    Se é mesmo incrível (=
    Te conhecer, vc como pessoa e suas paavras se tornarem parte a minha rotina ta sendo legal pra caralho xD
    Te adoro futuro amigo de profissao (=

     

Postar um comentário


Perfil
Name: Roberto Néri
Home:
Guarujá, São Paulo, Brazil
About Me:
Ainda acho que tenho quase 18 anos, que sou quase legal e que quase nunca faço nada de errado! Gosto de olhar pro céu quando saio de casa, e gosto também quando a mistura acaba junto com o Arroz & Feijão! Consigo tocar bateria e andar de skate. Não consigo calar a boca nem falar "repercurtir" de primeira. Não falo de mim na terceira pessoa porque não sou egocêntrico, mas tenho certeza que o universo gira em volta de alguém que eu conheço! Nunca acho ninguém, mas se você quiser me achar: e-mail:robertofreitas16@yahoo.com.br msn:betinho_serj@hotmail.com twitter:http://twitter.com/Offtwall purevolume:http://www.purevolume.com/robertoneri
See my profile...

Posts Recentes
Arquivos
Blogs Indicados
Créditos


Lucsa Bernardini