sexta-feira, 8 de maio de 2009
Pop Porc!
Não aguento mais! Não dá para começar esse mês sem escrever nada sobre aquilo que tem roubado as atenções de todo o mundo, que tem tirado os holofotes das principais celebridades mundiais, ultrapassado os altos índices de busca no Google, de febres como nosso querido Obama e a adorável Susan Boyle. É isso mesmo! A gripe suína, que não pode faltar no cardápio dos telejornais, das páginas de notícias da net e dos impressos também, tem sido uma pandemia na mídia. Vemos, ouvimos, comemos e respiramos essa doença que muitos até afirmam que não passa de uma fraude em prol do benefício econômico de alguém. Muitas são as teorias sobre esse vírus de origem mexicana. O que começou em uma fazendinha como um vírus típico de porcos - inofensivo ao homem - logo evoluiu e se manifestou em seres humanos de forma mais agressiva. Hoje o vírus é intitulado de Influenza A (H1N1), e segundo dados da OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de pessoas infectadas em todo o globo passa de 2.000, e os países infectados são mais de 20. Inclusive cerca de 4 casos confirmados recentemente aqui no Brasil.

Essa reviravolta toda está afetando diretamente o mercado de exportação de carnes suínas, pois as pessoas ainda não entenderam que o que transmite a doença, são as pessoas infectadas, e não a carne do porco, pois o vírus é transmitido pelas vias aéreas, ou seja, através da respiração. A rotina de muitos países também foi atingida pela gripe. No México, berço da doença e consequentemente o lugar mais afetado, houve uma paralisação de 5 dias das atividades diária do país a pedido do governo. Na China, a Influenza A ascendeu um surto repentino de Xenofobia no país, levando o governo chinês a confinar mexicanos em quarentenas. Claro que o México não deixou barato, resgatou seus pobres cidadãos e advertiu a China pela sua má conduta. E agora que a OMS já subiu para 6 o nível da pandemia (em uma escala de 1 a 6), tenho a impressão de que a crise econômica até caiu no esquecimento do mundo.

Apesar de essa história toda me irritar e até me fazer sussurrar "ó a gripe suína!" quando alguém espirra do meu lado, claro que sempre em algum lugar do mundo as pessoas tiram proveito de situações como esta. No Japão, um país populoso, epidemias de gripe podem surgir rapidamente, logo, o uso de máscaras se tornou algo comum no país. Na verdade, essa é uma cultural centenária que com o "fashionismo" latente da nação, foi se adaptando e com o tempo os japoneses passaram a usar máscaras personalizadas como mais um assessório em seus trajes exóticos por natureza. Queria também usar máscaras, não pelo mesmo motivo dos "japas", mas pelo sadismo de assustar os outros na rua. Claro que até agora ninguém me apoiou nessa idéia no mínimo patética.



Infelizmente a população mundial está começando a achar que o surto maior já passou, e que a doença nem é tão grave quanto afirmam, mas a OMS está alertando a todos que o pior ainda está por vir. Portanto, as ordens são as seguintes: quem está em seu país de origem, não saia. Quem está no exterior, morra no exterior, mas não agrave o quadro brasileiro (se estiver no México, mande um telegrama para sua família dizendo que os ama). Quem está solteiro, não case. Quem é casado, não tenha filhos. Quem tem filhos, espero que tenha mais de 18 para saber cuidar direito dele(s). E quem mora no Guarujá, relaxe e pegue uma praia, afinal, a cidade é uma ilha separada do continente. Destruam as balsas e rodovias de acesso à cidade e estaremos a salvo!


Por: Roberto Néri
posted by Roberto Néri at 14:07 -
5 Comments:
  • At 8 de maio de 2009 às 16:16, Anonymous Stefane said…

    Adorei o artigo, aliás estou gostando muito de todos... (don't stop, keep going ok?!) =] rs! Já me tornei uma leitora assídua! xD
    Mas enfim, além de interessante(como todas), sua opinião foi bem sugestiva e informativa né, porque sobre esse assunto eu não tava muito ligada não...tirou minhas dúvidas! ;) rs Mas então, adorei é isso aí! e don't stop!
    beijoo*
    (:
    [Teffy]'

     
  • At 9 de maio de 2009 às 10:29, Anonymous Vírus da Gripe Suína said…

    Uuuuuuuuuuuuuuuh...
    Bom dia, eu ando muito triste com todas essas especulações sobre mim.
    Eu sou só um pobre vírus tentando sobreviver. Eu tenho mulher e filhos que preciso sustentar. Eu até tentei ficar só nos porcos mesmo, assim, como quem não quer nada... sem dar trabalho pra ngm. Mas não deu muito certo... sabe como é né?? Eu sou um vírus inteligente e troço pro São Paulo!!!
    Eu só peço uma coisa, não se assustem comigo, eu não sou tão ruim assim, quantos bilhões de humanos vocês tem na terra??? Um moooonte... então... eu só to ajudando a ter mais espaço!
    Ah, a propósito, estou amando os motivos diferentes em cada máscara. Vcs tem uma criatividade hein?
    Bom, é isso!
    Grato pelo espaço.
    Vírus da gripe suína.

     
  • At 9 de maio de 2009 às 10:30, Anonymous Fernanda said…

    ;]

     
  • At 9 de maio de 2009 às 11:00, Blogger Roberto Néri said…

    Ronalda!

     
  • At 26 de dezembro de 2009 às 14:46, Anonymous taís said…

    sou preguiçozinha, mas dei uma lida por cima e amei as publicações ;* s2

     

Postar um comentário


Perfil
Name: Roberto Néri
Home:
Guarujá, São Paulo, Brazil
About Me:
Ainda acho que tenho quase 18 anos, que sou quase legal e que quase nunca faço nada de errado! Gosto de olhar pro céu quando saio de casa, e gosto também quando a mistura acaba junto com o Arroz & Feijão! Consigo tocar bateria e andar de skate. Não consigo calar a boca nem falar "repercurtir" de primeira. Não falo de mim na terceira pessoa porque não sou egocêntrico, mas tenho certeza que o universo gira em volta de alguém que eu conheço! Nunca acho ninguém, mas se você quiser me achar: e-mail:robertofreitas16@yahoo.com.br msn:betinho_serj@hotmail.com twitter:http://twitter.com/Offtwall purevolume:http://www.purevolume.com/robertoneri
See my profile...

Posts Recentes
Arquivos
Blogs Indicados
Créditos


Lucsa Bernardini