Segunda-feira, 13 de Abril de 2009. Hoje é o dia em que se comemora algumas coisas inúteis que quase ninguém sabe. Hoje é o dia do Hino Nacional. Será que alguém vai cantar baixinho no seu quarto o hino brasileiro em sua homenagem? Acho que não! Hoje também é o dia do "Office-Boy" e nem por isso alguém vai ficar parando esse pessoal que anda de cinza (vocês sabem à quem estou me referindo!) só para parabenizá-los. Hoje, ainda é o dia dos jovens. Ah! Fala sério, todo dia é dia dos jovens, afinal, nós somos jovens (ponto final).Mas eis que nessa chuvosa segunda-feira, se comemora algo que eu tenho certeza de que a maioria dos "jovens" sabem! Hoje se comemora o "Dia do Beijo"!
Fiz uma pequena e objetiva pesquisa no "Google" e descobri algumas coisas interessantes. A palavra "Beijo" vem do Latim e significa "Toque de Lábios". Os relatos mais antigos de beijo encontrado por historiadores, foi de 2.500 a. C., na Índia e região da Mesopotâmia. O beijo, independente em que parte do corpo era dado, sempre foi um ato que simbolizava algo muito importante. Cada povo da antiguidade usava o beijo para uma determinada tarefa. Na Suméria, o povo enviava beijos aos deuses. Soldados gregos e romanos se davam beijos no retorno das batalhas vencidas, e também, dependendo em que parte do corpo era dada, o beijo classificava à qual classe social cada pessoa pertencia. Na Escócia, estranhamente a noiva beijava o padre no final da cerimônia matrimonial, e depois beijava todos os convidados da festa em troca de dinheiro. Na Rússia, o beijo de Czar era o maior reconhecimento oficial que alguém podia receber. Para os hebreus, o beijo era sinal de perdão ou reconciliação. Daí então a indignação de Jesus Cristo ao ser traído com um beijo. Só a partir do Renascimento é que o beijo passou a ser símbolo de amor e afeto exclusivamente dos amantes.
O beijo, ou formalmente, o ósculo, aos poucos foi sendo introduzido na arte. Primeiro nos quadros de grandes pintores, depois em esculturas, teatro, quadrinhos, Cinema, TV, etc... E hoje podemos listar beijos um tanto excêntricos que ficaram marcados. Temos um dos beijos mais aclamados do cinema, o de Peter Parker (Homem-Aranha) em sua amada Mary Jane. Também temos recentemente, os polêmicos beijos "gays" em "O Segredo de BrokeBack Mountain". E por quê não o beijo dos cachorrinhos em "A Dama e o Vagabundo" quando o fio de spagetti chega ao fim. E até o beijo de Vampira dos quadrinhos dos "X-Men", que deixava a vítima em coma.

Essa teoria toda chega a me fascinar, mas na prática admito ser leigo no assunto. Nunca me preocupei muito com o beijo em si. Sempre o vi como uma extensão de um carinho entre duas pessoas que se amam. É como se o beijo fosse um carinho na nuca, ou uma simples carícia nas mãos, e não o clímax de um relacionamento. Cresci ao lado de adolescentes que não conseguiam passar um final de semana sem beijar na boca, nem que beijassem a pessoa mais feia do mundo, mas teriam que saciar seus desejos. Sempre soube também que quem beijasse mal era humilhado em público, e quem nem beijasse então (Eu!)... Ficava tão assustado quando ouvia comentários do tipo: "Aquele garoto é um otário, nem sabe beijar direito, me babou toda!" Pensamentos como: "Será que realmente o beijo define todo o caráter de uma poessoa?" passavam na minha pobre cabeça de pré-adolescente. Algumas amigas até tentavam me ajudar com aquelas velhas histórias de beijar na mão, beijar espelho, copo com gelo, maçãs e mais um bando de coisas inúteis. Mas por mais que eu sempre tenha visto o beijo como algo simples e natural, nunca passou na minha cabeça que por esse fato, beijos devem ser distribuídos por aí como abraços. Já pensou? Daqui a alguns anos, as pessoas vão estar por aí ostentando faixas escritas: "Free Kisses". Se é que isso já não existe.
Enfim, sou um conservador declarado em relação à relacionamentos, portanto não vou terminar esse artigo aconselhando os leitores a aproveitarem ao máximo essa data beijando tudo quanto é peão ou "peoa" por aí. Pelo contrário, termino o artigo desejando um Feliz Dia do Beijo à todos os casais. Namorado, beije sua namorada como na primeira vez. Marido, beije sua esposa como a beijou ao ouvir a frase "Pode beijar a noiva". Vovô, beije a vovó como se fossem jovens! Humpf (Suspiro)!
Beijo, Bjo, Bjão, Bjinho, Bjoka, :*
Por: Roberto Néri
|
robertinho ;P
é isso ai dia do beijo, concordo com você no assunto do beijo, acho que o beijo deve ser distribuído sim a pessoa amada, e não pelo simples fato de competição.
que vovós, vovôs, maridos ,esposas , noivos, namorados,ou seja apaixonados, aproveitem esse dia !!
um beijo de super amiga pra você .=*(quem disse que o beijo da amizade(bochecha) não conta ).